Processo Produtivo

  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem

Todos os pescados são inspecionados no ato do recebimento, quer sejam frescos ou congelados. São verificados os aspectos característicos de qualidade e boa conservação.

A etapa seguinte é a lavagem dos peixes em água corrente, para retirar qualquer resíduo decorrente da manipulação artesanal. Uma vez higienizados, os pescados podem seguir uma dessas linhas:

  • - estocagem na câmara frigorífica, para posterior comercialização;
  • - postejamento e embalagem;
  • - filetamento e embalagem;
  • - porcionamento e embalagem.

A estocagem é feita em câmara frigorífica a - 18°C, em gaiolas identificadas por tipo de produto, lote de recebimento e data de validade. A organização da câmara está baseada no sistema FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair), onde os produtos são despachados de forma a evitar o envelhecimento por falta de giro.

O postejamento é feito em serras elétricas por pessoal constantemente treinado e capacitado a oferecer o corte mais adequado por tipo de produto, respeitando as especificações e necessidades dos clientes. O filetamento é realizado por equipe de altíssimo nível, onde a habilidade manual é o fator primordial para conseguir a melhor apresentação dos produtos.

O porcionamento consiste na arrumação, pesagem e vedação de produtos em embalagens plásticas individuais de 400 g, 500 g, 800 g e 1 kg, para atender às exigências de apresentação nos supermercados.

A embalagem se dá na fase final do processamento, quando os produtos já beneficiados são arrumados em caixas de papelão, etiquetados e armazenados em câmara frigorífica.

Em todas as fases do processo produtivo, há atuação do controle de qualidade, para garantir que o frescor e as características organolépticas do produto não sejam alterados.

A indústria é fortemente automatizada, sendo o produto transportado por esteiras nas diversas etapas, evitando o esforço manual e o contacto desnecessário de manipulação.

A produção é comandada pelo Planejamento e Controle da Produção (PCP), que se encarrega de transformar os pedidos dos clientes em entregas na hora, quantidade e qualidade desejadas.